O que é Carro de Repasse?
O desejo de ter um carro, e inclusive de economizar na compra do bem, pode nos fazer encontrar diferentes formas de negócio, incluindo nisso os Carros de repasse, uma opção que pode acabar sendo considerada para que façamos uma melhor economia.
Mas é claro que ainda restam dúvidas sobre o modelo e logo abaixo seguimos te dando maiores informações sobre, respondendo a dúvidas que te ajudarão a entender se essa será realmente a melhor opção. Continue conferindo:
O que é um veículo de repasse?
É chamado de carro de repasse aquele que, literalmente, é repassado. O ponto a ser levado em consideração nesse sentido é que esse repasse acontece sem qualquer tipo de vistoria previa, não havendo garantia diante da sua compra.
Na prática, é comum que as lojas recebam um carro antigo dos seus compradores como parte do pagamento quando desejam adquirir um modelo novo. Assim, esse carro recebido acaba sendo revendido por preços mais baixos.
Por que carro de repasse é mais barato?
A razão para que os preços sejam menores para adquirir um carro de repasse inclui a falta de vistoria do veículo. Diante disso, a loja não oferece garantia e de certa maneira diminui o seu comprometimento com possíveis questões posteriores a venda.
Em geral, quem busca por carros de repasse também vão acabar encontrando modelos mais antigos, que já tenha rodado bastante e esteja em um contexto que não justifica um trabalho mais atento de melhora do veículo para que seja vendido como seminovo a um preço mais elevado.
Assim, costuma incluir modelos que já saíram de linha, por exemplo, havendo um menor interesse de compra por parte dos consumidores.
O que diz a lei sobre carro de repasse?
Do ponto de vista da Lei, a prática de vender carro de repasse é considerada ilegal, uma vez que acaba ferindo com determinações presentes no Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, onde constam normas como garantia ampla diante de defeitos, por exemplo.
Dessa forma, o responsável pela venda de determinado bem se torna automaticamente encarregado de tratar de possíveis problemas apresentados, seja de caráter estético como riscos ou de ordem mecânica como questões associadas ao motor, dentre outros tantos aspectos do carro.
Sabendo disso, os vendedores acabam pedindo para que os compradores assinem um termo onde atestam ciência e concordância diante do estado do carro, sugerindo responsabilidade diante desse conhecimento.
No entanto, do ponto de vista legal, esse é um termo que perde validade por ser contrário a Legislação vigente, e em caso de problemas é possível entrar com processos judiciais para não ter prejuízos.
Qual a vantagem de comprar um carro de repasse?
Sem dúvidas, a principal vantagem associada a compra de um carro de repasse é a questão dos preços, visto que esses modelos acabam sendo vendidos até 50% abaixo dos preços normalmente encontrados.
Com isso, acaba sendo uma boa opção caso queira economizar na compra do carro e não leve em consideração questões como ano do modelo, por exemplo, visto que carros mais antigos são os encontrados nessa modalidade.
Qual problema de comprar carro de repasse?
Apesar do preço ser um fator positivo para a compra do carro de repasse, é preciso levar em consideração que ele acaba precisando de reparos, o que envolve custos que não estão associados no momento da sua venda.
Além disso, o fato de não haver garantia pode te trazer problemas maiores e mesmo que a Legislação te dê o respaldo necessário para esses casos, é algo que costuma demorar e envolver custos com advogado.