Como funciona um Consórcio de Carros?

Um dos meios mais comuns para adquirir determinado bem é a participação em consórcios, sendo possível encontrar, por exemplo, diversos Consórcios de Carros. Mas, afinal, como eles funcionam? Realmente essa é a opção que vale mais a pena?

Essas e outras perguntas nós seguimos te respondendo logo abaixo, para que possa se preparar da melhor maneira e com todas as informações mais importantes antes de participar do consórcio ou até mesmo escolher outra forma de adquirir o seu carro. Confira:

O que é e como funciona um Consórcio de carros?

Basicamente, o Consórcio é uma organização de economia colaborativa onde um grupo de pessoas que almejam adquirir um mesmo bem, nesse caso um carro, se unem para realizarem o pagamento mensal de parcelas.

Com isso, a cada período de tempo previamente determinado uma pessoa é sorteada, podendo ainda ter a opção de adiantar o processo com um lance, e assim essa pessoa poderá adquirir o seu carro conforme as regras anteriormente previstas.

Para isso, existem diversas pessoas que fazem parte do processo, incluindo os participantes e gestores que, por sua vez, não podem participar do consórcio para que não haja conflito de interesses. Portanto, existem empresas especializadas que podem cumprir com essa função.

Além disso, deverá buscar por um consórcio que esteja sendo iniciado ou até mesmo que já começou, bastando entender todos os seus termos e assinar em concordância com os mesmos, visto que a partir disso irá ter a responsabilidade de pagar as parcelas necessárias.

Quanto tempo leva um consórcio de carro?

Ao entrar em um consórcio, é comum que a gente queira conseguir ter uma noção de em quanto tempo poderemos adquirir o nosso carro, visto que isso ajuda na organização, já que ao ser contemplado deverá cuidar de outros detalhes.

Em geral, o mais comum é que esses grupos se organizem com uma duração entre 30 e 40 meses. Ou seja, em muitos casos o período máximo para que adquira seu carro é de cerca de 3 anos, sendo uma boa opção para quem não está com tanta pressa para concretizar essa meta.

No entanto, não existe uma resposta exata nesse sentido, visto que cada grupo pode estipular suas próprias especificações referentes a prazos e outros detalhes. Sendo assim, é fundamental que esteja atento aos termos do consórcio do qual quer participar.

Vantagens

Agora que você já conseguiu de modo mais geral o que é um consórcio e o seu funcionamento, podemos tratar de modo mais específico sobre os seus pontos positivos para que perceba se eles condizem com aquilo que espera.

O primeiro ponto nesse sentido é que as parcelas a serem pagas são fixas, então não deverá se preocupar com o aumento do valor de mensalidade, não havendo questões a serem levadas em consideração como incidência de juros. Com isso, conseguirá se organizar com uma maior previsibilidade.

Além disso, se certificando da confiabilidade do grupo de pessoas e gerência do consórcio, é uma forma de utilizar o seu dinheiro para um plano maior sem riscos quanto a perda, tendo certeza de que poderá adquirir seu carro em algum momento até o final do prazo estipulado.

Caso você tenha uma maior urgência em adquirir o bem, ainda poderá adiantar o processo de contemplação com um lance, contribuindo para que o prazo não se estenda além daquilo que precisa.

Desvantagens

Apesar das condições de um consórcio de carro realmente nos chamarem atenção, existem pontos negativos a serem considerados, te ajudando a ter uma noção mais ampla acerca do modelo antes de se tornar um participante dele.

No que diz respeito a isso, uma das principais desvantagens para ter em vista é a falta de controle sobre o mês exato em que irá poder adquirir seu carro, pois mesmo que não espere pelo sorteio e deseje fazer um lance, outro integrante do grupo pode oferecer um lance maior que o seu.

Outro ponto a ser considerado é que os integrantes do consórcio podem acabar se tornando devedores, sobretudo após adquirirem o carro, já que nessa etapa terão que lidar com outros pagamentos além da mensalidade estipulada.

Os atrasos de pagamento nesse sentido geram atrasos para todos os outros que ainda não foram contemplados. Por isso, é importante se atentar quando o consórcio do qual deseja participar não realiza análise de crédito dos interessados em participar dele.

Vale mais a pena Consórcio ou Financiamento?

Outro meio bastante comum para adquirir bens como um carro é através do financiamento. Sendo assim, surgem muitas dúvidas sobre o que acaba valendo mais a pena nesses casos e, na verdade, essa é uma resposta que vai depender da sua demanda pessoal.

Diante disso, vale a pena considerar o seguinte: Se você tem uma maior pressa para adquirir o carro e o curto prazo é uma questão importante para você, o financiamento é mais indicado. Caso o tempo não seja um fator tão importante, a sugestão fica por conta do consórcio.

Mas é claro, indicamos que analise de forma individual as condições encontradas para cada modelo, entendendo aquilo que fará mais sentido para você de modo geral.